ANAGÉ | Esgoto despejado em lagoa da zona rural de Anagé prejudica moradores


Um dos vídeos divulgado pelos moradores mostra o ambiente poluído e sem cuidado que traz riscos à saúde para a população de Lindo Horizonte.
 Vídeo: Arquivo pessoal.


Os moradores do distrito de Lindo Horizonte, zona rural de Anagé, Sudoeste da Bahia, estão reclamando de transtornos que uma lagoa está causando na região.

Ela fica localizada no distrito e a população afirma que está sendo despejado esgoto não tratado das residências da região na lagoa e que essa mesma água cai na barragem que abastece a comunidade.

A população do povoado garante que o forte odor do local tem trazido dores de cabeça, além de estarem propensos a contrair diversas doenças. A poluição da lagoa também está trazendo dificuldades para os moradores, pois a saúde já está sendo prejudicada e muitos sequer conseguem dormir direito. Além disso, a alimentação dos moradores também é afetada devido à péssima qualidade da água da barragem que abastece o local.

Em vídeo (acima) divulgado pelo povoado, a moradora Iraci conta também está sendo prejudicada pela situação, principalmente quando chove e entra água em sua casa. Ela conta que foi preciso fazer uma barreira para evitar que entrasse água e que também já entrou em contato com autoridades do local para resolver a situação e nada foi feito. “É que é uma falta de respeito”, reclama.
O QUE DIZ A PREFEITURA - Em nota, a Prefeitura de Anagé informou que “devido as fortes chuvas na região de Lindo Horizonte, a barragem e os açudes que abastecem a localidade ficaram cheios. E após verificação, em um desses açudes foi observado o despejo irregular de esgoto, que poderia vir a afetar a principal barragem de abastecimento do Distrito”.
Além disso, a prefeitura relatou que, como forma de contenção, foi realizado o patrolamento do açude, para barrar o esgoto irregular e, consequentemente, a contaminação.
Depois da averiguação, foi constatado que o esgoto irregular, que estava se aproximando da barragem que abastece a localidade, é oriundo de casas da região. Com isso, essas residências foram notificadas para a regularização com a criação de fossas.
Além disso, há um mês foi constituído o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Anagé. O Distrito de Lindo Horizonte foi um dos que participaram da reunião, com a equipe do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Em teoria, o Plano será aplicado nas zonas urbana e rural da cidade, e deverá ser executado em conformidade com o Termo de Referência da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), trazendo benefícios permanentes a comunidade.

           


Postar um comentário

0 Comentários